sexta-feira, 15 de outubro de 2010

De volta pra casa ...enfim ...

Nasci as 21:30 de 27 de Outubro de 1975.

Exatos 20 anos depois ... às 21:30 de 27 de Outubro de 1995 eu estava na Praça da Apoteose assistindo ao BON JOVI tocar Runaway ...INESQUECIVEL !!!!
No final dessa noite ... a banda termina o show em suspenso... Jon segue para o backstage vocalizando ....enquanto a banda faz um "fade out" ate desaparecer ...nenhum deles disse adeus ou ate mais , não houve despedida ... simplesmente sumiram...
15 anos se passaram desde então.... muitas coisas aconteceram.... eu casei ,Luana nasceu,meu pai partiu... montei bandas ,fiz shows, conheci pessoas , esqueci pessoas,mantive velhos melhores amigos, fiz novos melhores amigos, tantas coisas, e tantas mudanças nas vidas a minha volta....

...mas em algum lugar em mim algo ainda estava em suspensão, esperando , havia algum pedaço ainda em coma ...
Estava eu então ...de volta a apoteose algumas horas antes de me reconectar com o caminho perdido...olhando e lembrando de tantos shows já vistos ali e em outros tantos lugares (a ultima que vi um show na Apoteose foi o deles em 1995, 15 anos !!!) .O que eu sentia não sei dizer ainda , talvez nunca consiga explicar , certas coisas só se pode sentir.
Meus amigos de campo de batalha estavam todos em outras guerras, e eu já começava a me perguntar ...
Será que eu sou o único que continuo sentindo a mesma coisa ? será que eu estou perdendo tempo sendo teimoso ou algo assim ?

Cara !!!

21:26 eu descubro que definitivamente NÃO !!! Era o fim da realidade alternativa em que eu me encontrava ...nada mais importava , minha banda ,minha mãe ,minhas certezas e duvidas, meus amores .... tudo vira cenário,tudo e apenas ilustração de minha vida.
...nada mais....
O telão mostra apenas a silhueta dos 4 caras vindo por um corredor de luz ausente em forma de circulo e então ...
O Bon Jovi entra no palco com os primeiros acordes de “Lost Highway” .... onde eu me via e cantava a maior verdade daquele momento no refrão da canção :
"Hei, hei, eu finalmente encontrei meu caminho
Diga adeus ao passado, pise fundo, não há freios nesta rodovia perdida "
Seguido por "We weren´t born to follow" onde imagens de um telão inacreditável nos exemplificava a mensagem da musica : Pelé,Luther King,Chico Mendes,...,etc.

Então numa súbita mudança de tom (pra quem conhece a banda sabe o que vai rolar), "You give love a bad name" , pronto !!!! Apoteose entra em colapso !!!!

Mais de 30.000 pessoas cantando ... e Richie sorrindo como quem não acredita no que vê !!
pois é ...impressionar uma cara como esse definitivamente não e para qualquer cidade não !!
sem intervalo entra "Born to be my baby" , preciso dizer algo ? Richie arranca aplauso com o solo que ate hoje é inacreditável !!!!!

O tempo que antes do show estava fechado ,ameaçando chuva, se abre numa noite linda enquanto a banda pergunta no refrão :
"Quem ira te salvar quando as estrelas caírem do seu céu ? "
Era "superman tonight" uma canção do disco novo que criou uma atmosfera linda com as luzes dos isqueiros da galera !!!

Jon então anuncia uma musica do Box set !! Eu me pergunto (já começando a ficar boquiaberto) , como assim ?
"Radio Saved My Life Tonight" eu e meus olhos ,que tantos shows do Bon Jovi já vimos (em DVDS), tantos set lists acompanhados musica a musica ,de shows quase sempre longe ... finalmente.... estávamos ali .

Mais uma vez sem avisos eles tocam "Just Older" , musica que não lembro de ter sido tocada em nenhum show da atual tour , Jon e Richie juntos e abraçados no refrão e eu finalmente participando de corpo presente a festa !!!

Palco escuro , completamente apagado , David toca o riff de piano de "Runaway" o telão mostra imagens de Nova York ... Broadway e eu quase choro , uns gritando que não acreditavam outros simplesmente sem ter o que dizer ....Jon de Telecaster preta e branca como a minha ,ehehe, e a de Mick Jagger e John Lennon. Heróico não ?!! heeeh

E comum Runaway ser tocada ? Sim , só eu já vi 3 vezes ao vivo ,maaaaaaaas ...... é complexo e tenso pois tudo que ela significa pra banda e pra todos nos que fazemos parte disso,fica difícil não se chocar e se emocionar .

"It's My Life" Todos sabem a letra ... todos sabem os breaks ...todos gritam "Essa e a minha vida,e agora ou nunca"
E assim ,sempre foi assim e sempre será !!
O palco se apaga de novo .... e o telão mostra imagem de quatro mulheres gostosonas dançando em um fundo vermelho ...David dá o tom e então :
"Bad Medicine"
Festa completa !!! A casa caiu mano !!!!! no meio da canção Jon anuncia Jukebox music e eles começam a cantar Roadhouse Blues !!

Vocês não tem idéia do que e pra mim ouvir o Bon Jovi cantando Jim Morrison .São os anjos citando palavras de deus.

... Catarse na minha alma , Heart on fire !!!

Jon então diz que vai passar a bola para Richie cantar uma musica , ele (Richie) se aproxima do microfone e manda "HOMEBOUND TRAIN" !!!!
Então o que faço eu agora diante disso ? Richie Sambora , O cara , a minha meta ,o meu guia ,tudo que mais acho foda nessa vida esta ali a metros de mim cantando e tocando ferozmente um Blusão desses !!!!

... Êxtase ...

... Overclock ...

... Overdose...

O show para .....,eu também .... não sei mais nada ....

Jon retorna e olha o publico, pega o set list do chão ,mostra para apoteose e diz :"This was the Set list" entao ele rasga ...e o sinal de que qualquer coisa pode acontecer ....
Eu que acompanho as tours já estava achando tudo muito diferente ,agora então ....seja la o que os deuses quiserem.
Depois de 3 horas de show na Argentina e 3 horas de show em São Paulo Ele preferiu dar voz a galera e tocar o que o publico pedisse ... então assim foi..

"What Do You Got ?" a canção nova do próximo disco da banda e executada de maneira linda e emocionada pela banda.
Tico então faz o viradão que introduz "Always" Apoteose explode de novo !!!! Impossível ouvir o Jon , são mais de 30.000 vozes junto com ele .
Na hora do solo do final, Richie que já estava quente com a guitarra nervosa antes mesmo da ‘deixa’ da banda, entra rasgando num solo destruidor ....IMPAGAVEL !!!!!!!!!!!!!
Jon vira para uma menina da primeira fila que tinha um cartaz e diz você quer "Happy Now" então :

Happy Now !!!!!

Quando que alguém poderia esperar por isso ? Tico arrebenta na canção... ritmos e quebradas Fantásticas !!

Em seguida com um Les Paul Laranja de ponte prateada já conhecida da galera iniciada eles tocam “THORN IN MY SIDE" , melhor musica do Circle de longe,com direito a solo em terça de Jon e Richie !!!!
Inacreditável !!!!! eu a essa altura já não estava mais em mim ha muito tempo.

"Someday I'll Be Saturday Night" Richie de Telecaster creme da show ,como sempre.

"Who Says You Can't Go Home" Diversão pura ...It´s Allright !!!!

Depois de um discurso sobre manter seu coração ,sua vida e alma no caminho certo ... sobre a única regra a se seguir ser o amor.... eles tocam "LOVES THE ONLY RULE" com a apoteose inteira sempre na mão do Jon eles comandam o coro de 'ohohohoho' da canção .

O que vem então e "Keep The Faith" Richie mais uma vez destrói tudo !!!
Então o Bis :

Richie entra de Violão Double Neck !!! Lógico !! todos já sabem que era hora da liturgia ,eheheh

"Wanted Dead or Alive" tem a primeira parte cantada apenas pelas mais de 30.000 pessoas da apoteose , coisa muito comum no Giants Stadium !!!!
O backing do Richie: "Waaaanteed !!!" não era possível de ouvir pois todo mundo fazia junto .

Então veio a celebração final "Living' On A Prayer" coroa com chave de ouro o épico !!!

Na hora de se despedir resolvem tocar mais uma ... então David começa a introdução de "These Days" algo cravado em mim e na minha vida pra sempre ,Jon cantando aquelas palavras com mais verdade e vontade eu nunca tinha visto !!!!

Fecha o Circulo (The Circle) !!!!

Um show para fãs iniciados ,eu entendo , sem muitos clássicos,como em São Paulo, mas foram 2 horas e 10 min. de celebração ,eles trouxeram a festa ate aqui ,ultimo show da tour pela America do sul .... daqui foram direto para o aeroporto e pra casa enquanto eu olhava o céu e pensava na letra de uma das canções que foram tocadas ali:

"Você tira a casa do garoto ,mas não tira o garoto de seu lar
Estas são minhas ruas, a única vida que conheço ... Quem disse que você não pode ir para casa ? "

Pois e ...eu estava finalmente em casa .....finalmente aquela parte adormecida em mim havia saído do coma ...

Agora não faço idéia do que será minha vida .... mas sei que estou em mim de novo ... e agora e pra valer !!!!

Ultima frase do show a ecoar em mim ate agora:

“E NÃO SOBROU MAIS NINGUEM ALEM DE NOS HOJE EM DIA ...!!!”

W.

Um comentário:

  1. Nossa.. como foi bom ler esse texto e relembrar com detalhes aquela noite. Ja nem me lembrava de algumas coisas que vc citou e foi muito bom reviver essa One Wild Night!
    wilson

    ResponderExcluir